Poupe nas comissões bancárias

«Conheça 5 formas de poupar dinheiro com o seu banco




Desde que apareceram, os bancos facilitaram em muito a vida das pessoas. Longe de serem apenas o sítio onde guardam o seu dinheiro, as instituições bancárias de hoje são lojas onde pode fazer quase tudo: ir às compras, guardar dinheiro, colocar as suas poupanças a render ou pedir dinheiro emprestado. A relação com o seu banco é forte e pode durar para sempre, mas é necessário ter cuidado porque poderá estar a perder dinheiro. As despesas de manutenção variam de banco para banco, mas há sempre formas de as evitar.
Os serviços bancários implicam custos, que vão desde comissões, taxas a anuidades. As comissões devem respeitar algumas regras: os preços devem ser afixados em local visível ao público, o preçário. Saiba como poupar ao fintar as comissões bancárias. Conheça as 5 dicas do Sapo para conseguir reduzir ou eliminar alguns desses custos.

Cartão de crédito sem anuidade

Quase todos os agregados familiares têm pelo menos um cartão de crédito para fazer face a situações de emergência. Um dos principais critérios a analisar na hora de escolher um retângulo de plástico é a anuidade: quanto mais baixa melhor. Deve procurar um cartão de crédito sem anuidade, mas tenha cuidado com a TAEG associada. É normal que os cartões isentos de anuidade tenham associadas taxas de juro elevadas, mesmo assim se regularizar a dívida dentro do prazo gratuito não pagará juros.

A conta certa

Regra geral, as contas à ordem têm uma comissão de gestão, paga trimestralmente, que está prevista no preçário. No entanto, existem contas isentas de comissões, basta encontrá-las. Fique a saber que estudantes, jovens, pensionistas ou emigrantes têm contas especiais, com vantagens e encargos diferentes. Para começar, deverá consultar o preçário do seu banco e procurar as alternativas gratuitas. Pode consultar o preçário físico no banco ou virtual no site da instituição bancária.

Dinheiro pelo multibanco

Com o surgimento das caixas de multibanco deixou de ser necessário dirigir-se ao balcão cada vez que quisesse ter dinheiro vivo nas mãos, o que fez com que as despesas relacionadas com as instituições bancárias reduzissem. Por isso, se continua a insistir em ir ao balcão levantar dinheiro, está a ter um encargo financeiro desnecessário.

Vá pela internet

Hoje em dia já pode realizar todas as operações bancárias através do conforto do seu sofá. Fazer transferências bancárias, requisitar cheques, pedir uma nova via do cartão multibanco, ler o extrato bancário ou até dar ordens de compra e venda de ações, são tudo afazeres que antes implicavam deslocação ao banco e agora já pode fazê-lo através do serviço homebanking. Além de bastante prático é uma excelente forma de poupar dinheiro, uma vez que as comissões reduzem ou desaparecem, pois deixa de haver custos operacionais.

Tudo no mesmo banco

Ter todas as suas necessidades bancárias reunidas num só banco é bastante interessante porque fará com que pague menos pelos serviços. Além disso, transforma-a numa cliente fidelizada dessa instituição bancária, o que trará vantagens na hora de negociar condições de depósitos a prazo, contas à ordem e até quando quiser pedir um crédito»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como criar um terraço mediterrânico