Como ultrapassar os dias difíceis


Aprenda a gerir as suas emoções em casa e no trabalho. Saiba como


Se fosse feito um inquérito à escala mundial com a pergunta «qual é o dia mais difícil da semana?», a resposta mais votada seria a segunda-feira.
É o dia que marca o regresso ao trabalho, ao trânsito urbano e às mil e uma coisas que temos para fazer, sempre em metade do tempo. Pior do que uma segunda-feira, só mesmo a primeira segunda-feira depois das férias.
Contudo, não desespere. Vários especialistas na área da psicologia enunciam estratégias para reorganizar a sua agenda e permitir que, daqui em diante, o seu dia a dia seja (quase) uma réplica das suas férias. Sem stress. Chega ao trabalho e, como sempre, liga o computador. Antes de ver as dezenas de e-mails que terão chegado na sua ausência, reveja as suas fotografias das férias deste verão, escolha a melhor foto e coloque-a como fundo de ecrã, para poder evadir-se de vez em quando, enquanto olha para ela.
De volta à realidade, encontra trabalho acumulado, a adrenalina habitual e uma ou outra reação adversa de um colega, desesperado com o muito que ainda tem para fazer. Respire fundo e não se deixe dominar pela pressão. Pense nos seus objetivos de trabalho e organize-os por prioridades, def inindo prazos intermédios que a permitam controlar a evolução dos acontecimentos.
A tensão entre colegas de trabalho, uma das causas mais comuns de stress laboral, resulta muitas vezes de falhas de comunicação. Fomente o espírito de equipa e o diálogo e, caso se sinta pressionada, aborde o assunto com a pessoa em causa. Não esqueça outra regra de ouro. Fique à margem dos mexericos!

Tempos livres

Tem dado à sua vida pós-laboral o espaço que merece? A felicidade depende, em grande parte, do equilíbrio entre três elementos da vida (pessoal, profissional e afetiva) e nenhum deve ficar esquecido. Concentrar toda a importância num deles apenas contribuirá para aumentar a insatisfação e níveis de stress.
Por isso, aproveite o tempo que lhe resta, a cada dia, para contactar com amigos (uma chamada de telefone já é um bom começo), acompanhar as proezas dos seus filhos ou reunir-se com as pessoas de quem mais gosta.Substitua a televisão por uma boa música ou livro e não adie mais a ida ao spa que tanto anseia.
O seu nome também deve constar na lista de prioridades e está na sua mão colocá-lo em destaque. Para tal, dispa o fato de super-mulher e crie uma boa rede de apoio, com a ajuda da sua família e parceiro, que lhe permita partilhar as duras missões diárias. E enquanto as próximas férias não chegam, vá treinando aos fins de semana, aproveitando-os ao máximo na companhia de quem mais gosta.

A dois
Uma última questão... Das 24 horas que compõem o dia quantas passa a namorar?
Visto o tempo que está a dormir ao lado do seu parceiro não poder ser contabilizado, é possível que os momentos juntos não excedam um par de horas.
Se se identifica com este cenário, precisa de tomar medidas. Segundo Pilar Varela, psicóloga e autora do livro «Amor Puro y Duro», há estratégias simples que pode pôr em prática.
Uma delas pode passar pelo gesto de expressar afeto diariamente (com um beijo de bons dias, carícias ou palavras), partilhar experiências, aspirações e tomar decisões em conjunto, numa conversa ao fim do dia e, semanalmente, marcar um encontro para sair, divertir-se e voltar apaixonar-se pelo seu companheiro. Evite pôr a intimidade em segundo plano e quebre a rotina com pequenos gestos que garantam que no final da semana terá um episódio para recordar, para além dos imprevistos do trânsito.

Fora de horas

Aprenda a deixar o trabalho... no trabalho!
1- Prepare a agenda para o dia seguinte, definindo prioridades.
2- Organize a secretária antes de sair, mesmo que não tenha terminado todas as tarefas.
3- Não leve trabalho para casa. Por um lado, terá tendência para fazê-lo, por outro, sentir-se-á culpada se não tiver tempo.
4- Faça uma pausa entre o emprego e casa. Vá ao café com amigos, dê um passeio a pé, veja as montras ou tome um banho relaxante ao chegar a casa.
5- Mude de roupa ao fim do dia. Um estilo informal e confortável vai ajudá-la a desligar.
6- Se lhe ocorrer uma ideia ou questão relacionada com o trabalho tome nota rapidamente e não pense mais nisso. No dia seguinte tratará do assunto.





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