Não aceitem a mediocridade

Por Isabel Costa



Na conjuntura que atravessámos a maioria das pessoas começa este ano com medo, tristeza, falta de esperança no futuro. É verdade que as circunstâncias que vivemos não são fáceis e não é apenas em Portugal, mas em todo o mundo.



As crises exigem uma reflexão interior. É a nossa escolha fazê-la e ver o que podemos melhorar em nós ou continuar a apontar o dedo aos outros. De facto, se olharmos bem para a nossa mão, quando apontamos um dedo a alguém, temos 3 dedos apontados para nós ou seja, a maioria. O mundo, o governo, a sociedade são o reflexo de cada um de nós nos seus aspectos positivos e negativos. Se queremos políticos excelentes, sejamos cidadãos excelentes.




Cada povo tem um tipo de carácter. Nós temos a cultura do “vamos andando”. Frases como “estamos mais ou menos”, “podia estar melhor se estivesse de férias e não a trabalhar”, “o trabalho não é para fazer, é para se fazer lentamente”, “temos que ser espertos e olhar por nós, porque ninguém olha”, “uma mentira não faz mal, desde que não prejudique ninguém”, “não te esforces, porque ninguém te vai valorizar”, etc. são constantemente proferidas. Desculpem, mas a verbalizar estas frases permanentemente o que podemos esperar???




Será que uma pessoa que se queixa diariamente do seu trabalho, que faz o mínimo possível, pode esperar um aumento de ordenado, evoluir no seu posto de trabalho e ser louvado no seu empenho profissional? Não me parece, mas esta atitude acontece em grande escala. Temos atitudes medíocres, mas queremos ser tratados com excelência. Nós todos ouvimos que “colhemos o que semeamos” e por isso “se semearmos ventos, colhemos tempestades”, então vamos semear excelência em tudo o que fazemos. Vamos empenhar-nos todos juntos na construção de uma sociedade melhor e um mundo melhor do qual nós fazemos parte e não nos podemos esquivar da nossa parte de responsabilidade. Não temos o direito de deitar lixo para a rua e reclamar da sujeira!!!




Eu acredito que todos os seres humanos sem excepção tem capacidade para a excelência e não apenas uma minoria. O problema é que a maioria opta pela mediocridade e isto não tem a ver com graus académicos!
No meu aniversário, fiz uma pequena festa em casa e estava com dificuldade em preparar tudo. Duas irmãs minhas amigas surpreenderam-me com a disponibilidade da sua empregada doméstica e a oferta do tempo de trabalho da mesma. Esta senhora em 4 horas deixou a minha casa a brilhar de um modo que nem eu teria feito um trabalho tão fantástico. Foi uma situação pontual e ela não tinha nada a provar, mas trabalhou com todo o seu empenho e excelência e proporcionou-me tempo para organizar o resto da festa de um modo mais tranquilo e tudo correu bem sem stress. Todos os trabalhos são válidos e necessários e quando todos se empenham com excelência o resultado é maravilhoso e essa energia positiva propaga-se.




Demasiadas vezes acreditámos nas más noticias e não damos importância ás boas e os meios de comunicação são exemplo disso e ainda contribuem para aumentar a tristeza e insegurança que as pessoas sentem. É época de crise!!!! É o momento de acreditarmos em nós!




Há pouco tempo recebi um e-mail interessante que contava a história de alguns sapos que começaram a escalar um poste. Todos os que estavam em baixo gritavam “não vais conseguir, vais cair!” e aos poucos foram caindo um a um, mas….houve um que chegou ao topo. Qual foi o segredo dele? A perseverança? A coragem? Não. Simplesmente, ERA SURDO!




Também nós precisámos de nos ensurdecer ao desânimo, ao insucesso, de acreditar que o que quer que possamos tentar fazer pelo menos temos o não como garantido. Porque há-de ser o não e o sim como garantido? É hora de nos focarmos nas nossas capacidades interiores de excelência e vermos também, o que de bom acontece á nossa volta. Podemos achar que é “irreal” ter uma atitude positiva, mas porque é que não é “irreal” ter uma atitude negativa?????? O copo com água pela metade, pode ser visto como meio vazio ou meio cheio. É uma escolha como ver a vida.




A vida tem muitas coisas maravilhosas para nos oferecer. Contemplem o arco-íris, as flores, as montanhas, o mar. Apaixonem-se pela vida, apaixonem-se pelo ser maravilhoso que cada um de vós é, e deixem fluir a excelência em tudo o que fazem. Nós só vivemos um dia de cada vez e nem sequer sabemos se temos não apenas o dia seguinte, mas o minuto seguinte. Por isso, vivam o melhor que a vida tem para vos dar e façamos todos juntos cada dia uma celebração á vida.




Isabel Costa


Naturologista e Palestrante

Comentários