Como ser uma mãe cool

Como ser uma mãe cool


Conheça as nossas dicas para não perder a energia e jovialidade


Ser mãe é uma profissão a tempo inteiro. É um papel multifacetado com o qual se concorda tacitamente para o bem dos filhos. É um trabalho a tempo inteiro, uma missão de vida. As recompensas são enormes e apesar de muitas vezes apetecer pedir umas férias de descanso dessa função, as mães acabam sempre por nunca desistir.
Muitas vezes o papel de mãe acaba por definir aquilo que uma mulher se torna. Depois de terem filhos, algumas mulheres negam aquilo que antes as caracterizava, modelam a sua personalidade, deixam de ter interesses para além do seu papel de mãe e tornam-se superprotetoras.
Ser mãe não significa ser careta. Não significa ser sempre o “polícia mau”, não significa anular a sua personalidade só porque tem outras personalidades para formar. Uma mãe pode e deve ser cool. A Strazzera deixa-lhe algumas dicas de como ser uma mãe cool.
-Não fique presa no papel de mãe
Ser mãe não significa anular a sua personalidade e todas as outras coisas que fazem parte de si. O seu papel de mãe não é a única coisa que a define e por isso deve aproveitar e tirar partido de todas as outras vertentes da sua vida. Continue a sair com as suas amigas, não deixe de ir ao ginásio, nem de desfrutar de jantares românticos com a sua cara metade. Ter um filho ocupa muito do tempo que tem disponível mas não é por isso que deve ser o único elemento na sua vida.
-Continue a seguir os seus sonhos
Ser mãe não significa ter que abandonar os seus sonhos. Uma mãe cool não deixa de tentar atingir as suas metas profissionais ou de querer mudar radicalmente de carreira. Se um dos seus sonhos é fazer uma viagem à América Latina não se sinta limitada pelo seu papel de mãe. Claro que poderá ter que ajustar a viagem de forma a que o seu filhote possa ir, possivelmente terá também que alterar a duração da viagem ou terá que pedir ajuda a avós e tios para ficarem com o seu filho se não quiser levá-lo, mas a mensagem principal é nunca deixar de seguir os seus sonhos.
-Cuide de si!
Muitas mães, depois de terem os seus filhotes deixam de ter cuidado consigo próprias. A falta de tempo e a existência de outras prioridades fazem com que muitas mamãs adotem o típico “estilo de mãe” e deixem de se preocupar com as roupas que vestem, e com hábitos de maquilhagem e beleza que tinham anteriormente. Um dos conselhos que lhe deixamos é tentar encontrar um equilíbrio entre as novas prioridades da sua vida e os cuidados que tinha anteriormente consigo própria. Se antes demorava 15 minutos de manhã a maquilhar-se, tente encontrar uma rotina que a faça perder menos tempo, mas que continue a deixá-la bonita e com um ar fresco. Se o entusiasmo que antes tinha para comprar roupa nova já não é o mesmo, tente encontrar peças clássicas que constituam um bom guarda-roupa prático, confortável, mas bonito e atual. Seja uma mãe estilosa!!! Se antes gostava de cozinhar grandes refeições, que demoravam uma hora a estarem prontas, pesquise novas receitas, inove!
-Não respire pelos seus filhos
Uma mãe cool é uma mãe que acompanha o crescimento dos seus filhos e os prepara para o futuro. É normal que se preocupe com os seus filhos. Afinal, eles são o seu bem mais precioso e o tesouro que quer preservar durante mais tempo. Todavia, não viva por eles. Ser uma mãe cool é estar presente em todos os momentos mas não impedir os seus filhos de viver as coisas próprias da sua idade. Alerte-os sempre para os riscos daquilo que fazem e para as consequências dos seus atos mas não os impeça de aprenderem por si mesmos, porque só assim é que vão interiorizar a mudança.
-Faça atividades com os seus filhos
Faça parte ativa na vida dos seus filhos. Não seja só a pessoa que os repreende e lhes diz o que deviam ou não ter feito. Uma mãe cool desfruta do tempo livre que tem para aprender e viver a relação que tem com os seus filhos. Aproveite os fins de semana para passeios pela praia ou pelo campo. Leve os miúdos ao cinema, a um museu ou a um concerto para crianças. Fuja à rotina! Aproveite o tempo que passam juntos e construa memórias positivas. As memórias felizes e bem-passadas são aquelas que perduram.
Como viu, ser uma mãe cool é uma questão de atitude. Não precisa de fazer grandes alterações na sua vida para que consiga incorporar estes conselhos. Verá que as mudanças só serão para melhor e terá uma vida mais recheada de momentos felizes com aqueles de quem mais gosta. O mais importante é que viva feliz com as suas escolhas e voilá..., será uma mãe cool!
Se gostou deste artigo veja também:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como criar um terraço mediterrânico