O que os outros pensam sobre nós

Que imagem projeta de si no trabalho, nos afetos e na relação com a sua própria saúde?

O que os outros pensam sobre nós
Há quem se preocupe demasiado com isso e quem o ignore completamente mas por que razão o que os outros pensam sobre nós tem tanta (ou, nalguns casos, tão pouca) importância?
«Somos seres sociais, vivemos em grupo, logo é natural sentirmos a sua influência e darmos importância à forma como somos vistos e valorizados», responde Catarina de Castro Lopes, psicóloga clínica.
«Muitas vezes, é através dos outros que nos integramos a nós mesmos», refere ainda. Na prática, o impacto da opinião alheia «depende da interpretação que damos a essa informação e da nossa autoestima», considera a psicóloga clínica, habituada a observar comportamentos humanos (a)típicos.
«Podemos chegar à conclusão de que determinada opinião foi importante para nós, em certo momento, ou perceber que de nada nos serve ou ajuda. Pode decidir rejeitá-la, defender-se ou, se fizer sentido para si, recebê-la com humildade e aprender alguma coisa, proporcionando crescimento pessoal», sublinha ainda.
A análise que reunimos de oito especialistas, sem querer deixá-la ficar refém do potencial juízo dos outros, uma vez que está dependente também da personalidade de quem avalia, pretende ajudá-la a detetar aspetos que desconhecia e a melhorar a imagem que projeta sobre si e na qual gosta (ou não) de se rever. Porque, no final, como sublinha a psicóloga, «mais importante do que os outros pensam de nós é o que pensamos sobre nós mesmos».
Estas são algumas das diferentes áreas analisadas pelos especialistas:
Textos: Vanda Oliveira e Nazaré Tocha com Alcina Rosa (psicóloga clínica), Catarina de Castro Lopes (psicóloga clínica), Lisa Ferreira Vicente (médica especialista em ginecologia/obstetrícia), Luís Gouveia Andrade (médico oftalmologista), Manuel Carrageta (médico cardiologista e presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia), Maria do Céu Machado (médica pediatra), Quintino Aires (psicólogo clínico) e Vítor Rodrigues (psicólogo e psicoterapeuta)

Comentários